Farinha de coco
Produzida a partir do fruto da Cocos nucifera, o coqueiro, a farinha de coco é feita da polpa do coco, aquela parte branca
de dentro dele, que é seca e depois ralada. Podendo ser encontrada por toda a extensão do Brasil tropical, essa farinha
se tornou rapidamente popular por seu alto teor nutricional positivo e por atender uma grande faixa da população.
Para que serve a Farinha de Coco
A popular farinha de coco é leve e altamente absorvente, possui o sabor único do coco, e seus muitos benefícios, sendo
melhor do que a tradicional farinha de trigo, se tornando uma excelente substituta, já que é mais saudável e contém
manganês, fibras, gorduras boas. Sendo além de benéfica para problemas como o metabolismo lento, diabetes, prisão de
ventres e doenças do coração, ela ainda emagrece, dando maior sensação de saciedade é pode ser consumida por
intolerantes a glúten.
Benefícios da Farinha de Coco
- Não contém glúten – podendo ser consumida por celíacos, pessoas intolerantes ou alérgicos a glúten, essa farinha se torna uma opção super saudável também há pessoas veganas ou que estejam fazendo dietas low carb.
- Acelera o metabolismo – tendo como propriedade os TCMs, os ácidos graxos de cadeia média, que quando metabolizados são rapidamente absorvidos pelo fígado e estimulam o órgão a trabalhar mais rápido. Ajudando também na queima de gordura.
- Controle da diabete – a farinha de coco tem magnésio, potássio e fibras, que ajudam no controle dos picos glicêmico após as refeições e ingestão de carboidratos, ainda auxilia na lenta absorção do açúcar pelo corpo.
- Protege o coração – tendo como grande causa de morte por ataque do coração as altas taxas de colesterol, a obesidade e inflamação, a farinha de coco ajuda em duas frentes, diminuindo o colesterol ruim, a diabetes e a obesidade, contém ainda em sua fórmula nutrientes que ajudam no bom funcionamento desse órgão.
- Ajuda na digestão – contendo fibra e lipídios, essa farinha ajuda no bom e rápido funcionamento do trata digestivo evitando a prisão de ventre, inflamações, o câncer e demais doenças.
- Emagrece e dá saciedade – contendo alto teor de fibra em sua composição, que quando se mistura a água do nosso organismo se transforma em um gel que ajuda no sistema digestivo, a farinha de coco dá maior sensação de saciedade, além disso, acelera o metabolismo, ajudando na rápida queima de gordura
- .Diminui o colesterol – as fibras presentes na farinha de coco ajudam a diminuir a absorção do colesterol ruim, o chamado LDL, diminuindo e protegendo o intestino. Uma pesquisa na revista Innovative Food Science and Emerging Technologies apontou os benefícios e mostrou sua eficácia no controle do colesterol, além de ajudar na saúde intestinal e diminuir a diabetes.
Sugestão de como usar a Farinha de Coco
A farinha de coco pode substituir as tradicionais de trigo, oferecendo benefícios únicos e podendo ser usada em receitas
low carb como também em dietas sem glúten. Ela é versátil e pode servir para o preparo de receitas como a tapioca,
bolos, pães e sheiks, algumas pessoas adicionam essa farinha ao café, ao pão e a frutas com mel, tudo aqui vai
depender da sua criatividade.