Chá de Arruda
De origem Europeia, a Arruda, ou Ruta graveolens, como é chamada cientificamente ou simplesmente Arruda-fedida, Arruda-doméstica, Arrudas-dos-jardins e Ruta-de-cheiro-forte como também é conhecida popularmente, tem um cheiro intenso e marcante, podendo ser encontrada facilmente por todo o Brasil.
Para que serve o Chá de Arruda
A Arruda é muito conhecida na cultura popular milenar por espantar mau olhado, mas os benefícios dessa planta vão muito mais além do que esse. Eles vão desde herbicida natural, ou seja, inibe o crescimento de outras plantas, funciona como analgésica, antipirética, antirreumática, anti-inflamatória, antiasmática, calmante, febrífuga, vermífuga e fortificante.
Benefícios do Chá Arruda
- Combate a ansiedade e a insônia – a Ruta graveolens contém substâncias denominadas undecanona metilnonilcetona e metiletilcetona que são calmantes e diminuem os níveis de ansiedade, além de ajudar na hora de dormir, auxiliando em uma noite tranquila de sono.
- Ação analgésica – algumas das propriedades do chá de arruda é a quercetina, um flavonoide com ação antioxidante com propriedades anestésica, assim como a psoraleno, juntos combatem as dores.
- Normalização do ciclo menstrual e diminuição dascólicas– a Arruda-doméstica ajuda nas contrações das fibras do músculo uterino, por ser uma planta com ação antiespasmódica, causando a regulação do ciclo menstrual, por essa propriedade ele é abortivo e pode causar hemorragia em grávidas.
- Gota e reumatismo – esse é um excelente chá para ajudar a diminuir os sintomas da gota e do reumatismo por conter vitamina P, conhecida por aumentar a resistência dos vasos sanguíneos e fácil absorção da vitamina C que por sua vez ajuda na proteção das células.
- Ação antibacteriano e antiespasmódicas – a Arruda contém vitamina C que ajuda na proteção das células contra os radicais livres que atacam as células saudáveis facilitando as doenças, também existe nesse chá propriedades como a rutanina, furoquinolina e graveolina, essas são algumas das principais substâncias antiespasmódicas que ameniza cólicas e dores musculares.
- Ação vasoprotetora – esse efeito acontece devida a grande concentração de rutina, um flavonoide que aumenta a resistência dos vasos sanguíneos, por isso ela é usada nos tratamentos das varizes e no combate a retenção de líquido e as cólicas auxiliando no tratamento e prevenção dos ovários.
- Tonico e diminui a retenção de líquido – por ser antioxidante, a Arruda se torna um excelente tónico que além de conter vitaminas importantes, ajuda no bom funcionamento do sistema urinário.
- Protege contra tumores – pesquisas do publicadas pelo Asian Pacific Journal of Cancer Prevention mostram o efeito positivo do uso da Ruta graveolens na diminuição de células cancerígenas e aumento da longevidade.
- Fungicida – por conta das propriedades contidas no chá da Arruda-dos-Jardins, esse é um potente fungicida contra espécies como o Colletotrichum, C. acutatum, Fusarium oxysporum, Botrytis cinerea e Phomopsis, entre outras.
- Ajuda no emagrecimento – além de poder ser usada no preparo de diversas receitas, essa é uma planta que ajuda no rápido emagrecimento por além de ser diurética, ter efeito calmante e também ajudar a tratar a retenção de líquido que causa inchaço.
.
Como consumir o Chá de Arruda
2 colheres de folhas de Arruda
500 ml de água fermente
Coloque as folhas em uma jarra e despeje com cuidado a água fervente, deixe em infusão por aproximadamente 20 minutos. Coe e sirva-se! Você pode adoçar se preferir.
Efeitos colaterais
Considerada uma planta abortiva a Arruda não deve ser consumida por mulheres grávidas ou lactantes. Crianças e quem tem sérios problemas estomacais devem consultar seus médicos antes de iniciar a ingestão constante